Memorial Desembargador Hélio Cabral

O MEMORIAL DESEMBARGADOR HÉLIO CABRAL, DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS foi instituído pela Resolução nº 004/99, de 07 de outubro de 1999, da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Alagoas, com as seguintes finalidades:

  • Levantamento histórico do Ministério Público do Estado de Alagoas;

  • Preservação da memória do Ministério Público;

  • Formação de um acervo permanente no Memorial;

  • Inventariação do acervo;

  • Estimular e interrelacionar atividades de instituições culturais, no resgate da memória do Ministério Público do Estado de Alagoas;

  • Estimular a consciência social, para a pesquisa, conservação e restauração do patrimônio do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Responsável

Gisela Pfau de CarvalhoAssessoria Técnica

Expediente

(82) 2122-3506

gisela.pfau@mpal.mp.br

07:30H às 13:30H

Documentos e Publicações

Saiba mais

GALERIA – PROCURADORES-GERAIS
HISTÓRICO – PROCURADORES-GERAIS

Hélio Rocha Cabral de Vasconcellos

In memoriam

A escolha do Desembargador Hélio Rocha Cabral de Vasconcellos para “Patrono” do Memorial do Ministério Público do Estado de Alagoas foi motivada pelo fato do mesmo ter-se ilustrado de tal modo, como Promotor de Justiça , que foi nomeado em 1966, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, na vaga reservada, constitucionalmente, a membro do Ministério Público do Estado.

Identidade Institucional

Iniciativa

Dr. Lean Antônio Ferreira de Araújo

PROCURADOR DE JUSTIÇA

Apoio Cultural

Dr. José Carlos Correia Maranhão

Dr. Eduardo Oliveira e Silva

Doações para o Acervo

Acervo Fotógrafico

Ao longo de sua história, o Memorial Des. Hélio Cabral acumulou um acervo fotográfico significativo, registrando acontecimentos que se tornaram fontes históricas dentro do Órgão.

Para muitos, a fotografia pode ser vista como simplesmente um objeto de arte ou uma peça museológica, trazendo consigo uma conotação estética, deixando, às vezes, esquecido o seu valor documental, mas a fotografia institucional é o resultado das atividades exercidas pela instituição, possuindo também valores patrimonial e informativo.

Inauguração do Memorial Hélio Cabral

Acervo Museológico

Dossiê de Tombamento 

Entrega de Objetos Pessoais em 27/01/2000

Doação – Dr. Hélio Cabral

Entrega de Objetos Pessoais em 27/01/2000

Doação – Dr. Paulo Albuquerque

Confecção do molde do Busto em dezembro de 1999

Visita ilustre do Dr. Mattehw Burnahn Durrant

O Ministério Público teve a honra de receber a visita ilustre do Dr. Mattehw Burnahn Durrant (juiz da Supreme Court Justice de Utah/EUA).

Na ocasião, o juiz, que está no Brasil em missão pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, proferiu uma palestra no auditório Edgar Valente de Lima, sobre a Estrutura Judicial de Utah e o combate ao crime organizado, permutando ideias com os membro do MP local.

Em destaque, na foto, o juiz acompanhado do presidente da Missão-Brasil-Maceió, Edson Lopes, de sua esposa e missionários da Igreja, os quais aproveitaram para visitar o Memorial Desembargador Hélio Cabral do MP/AL, representado pelo historiador Romeu de Mello Loureiro, em agosto/2001.

Solenidade, em 27/03/2002, de Tombamento do Acervo Museológico do Memorial

Através do Decreto nº 570, de 13 de março de 2002, do Governador Ronaldo Lessa, o acervo museológico do Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas foi tombado posteriormente à homologação da Resolução nº 001/2002, do Conselho Estadual de Cultura.

O acervo do museu, instalado no andar térreo do edifício da Procuradoria-Geral de Justiça, localizado na Rua Dr. Pedro Jorge Melo e Silva, nº 79 – Poço, nesta Capital, a partir de agora fica protegido e integrado ao Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Estado de Alagoas.

Para oficializar o tombamento, o Procurador-Geral de Justiça, Lean Araújo, promoveu uma solenidade que contou com a presença de autoridades locais, notadamente a do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Diógenes Tenório de Albuquerque Júnior, e de todos os que contribuíram fazendo doação para o acervo da instituição museológica.